BLOG

Inicio / Blog

Suspensão do pagamento das parcelas do FIES para médicos residentes

Você sabia que os estudantes de medicina beneficiários do Financiamento Estudantil – FIES podem prorrogar o início do pagamento das parcelas do financiamento?

Para isso, o estudante interessado deverá se enquadrar em dois requisitos cumulativamente. O primeiro é referente a necessidade que o estudante tenha ingressado em programa de Residência Médica credenciado pela Comissão Nacional de Residência Médica, já o segundo, exige que o estudante esteja cursando residência médica em uma das especialidades prioritárias definidas em ato do Ministro de Estado da Saúde.

Se o estudante se encaixar nesses dois requisitos poderá ter o prazo de carência estendido por todo o período de duração da residência médica.

Essa medida visa incentivar que o estudante/médico opte pelo aperfeiçoamento técnico em áreas consideradas de alta relevância para a saúde pública e/ou que se encontrem com considerável déficit de profissionais. 
Além disso, essa possibilidade acaba auxiliando também os próprios estudantes que geralmente não recebem remuneração muito alta nos programas de residência médica.

Para fazer valer este direito, é necessário que o estudante ingresse com uma ação judicial a fim de que um juiz determine a suspensão do vencimento das parcelas do financiamento.